sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reflita

Jeremias 7.9-15

9 Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
10 E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?
11 É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.
12 Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.
13 Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes,
14 Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.
15 E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.

O autor do Salmo 127 declara que se alguém não tiver o Senhor por dono de um projeto, não adianta trabalhar na obra. Não será bem sucedido, e ninguém quer isso! Entretanto, milhares de pessoas seguem atividades inúteis, como venerar um certo lugar e seguir uma rotina de ritos religiosos. No trecho descrito acima, Jeremias prega contra o seu povo, que leva uma vida deplorável, tentando encobrir tudo com a adoração habitual no templo de Deus. Pensam que, por sua lealdade ao templo, o Senhor os aprovará. Diante disso, como porta-voz do Senhor, Jeremias denuncia o povo que se mostra religioso sem, contudo, mudar suas práticas pecaminosas. Declara que por essa mesma razão, Deus abandonou a Siló, sua primeira habitação em Israel. Da mesma maneira, o templo em Jerusalém não os poderia defender contra a vinda do castigo o cativeiro. Sua gritante hipocresia nacional era confiar na lealdade tradicional ao templo sem se importar em deixar os seus pecados e demonstrar seu amor a Deus.
Hoje podemos cair no mesmo erro. Podemos ler a Bíblia, ouvir programas evangélicos no rádio e assistir aos cultos na igreja de modo costumeiro, sem aplicar as verdades bíblicas em nossa vida cotidiana. Os conflitos domésticos não mudam, nem as relações com os vizinhos e outros. Exigimos a honestidade de outras pessoas sem dar o exemplo. Se não cutivarmos uma relação intima com Cristo, viveremos de consciência pesada porque perdemos as oportunidades de testemunhar da nossa fé. Com paciência Deus espera que confessemos nossos pecados e faltas, pedindo perdão e a graça de nos aproximar dele de coração. Seguir o versículo acima evita um "templo" de uma vida religiosa rotineira, de atividades repetidas e inúteis. Para agradar a Deus, que tanto nos ama e quer o nosso bem, aproximemo-nos dele com amor e sinceridade! Deus quer que sejamos o seu templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário