quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Paz do Senhor queridos irmãos,

Essa semana o Senhor me deu essa mensagem e gostaria de compartilhar com os irmãos. Leiam com atenção, e tenho certeza que o Senhor consolará o seu coração.
Como devemos enfrentar as aflições de um ministério, como devemos enfrentar as circunstancias adversas que nos acontecem por causa da pregação do evangelho, por causa de sermos escolhidos e com uma missão na Terra dado pelo Rei dos Reis. Veja abaixo o texto bíblico e as lições que o Espírito Santo nos dá através dessa passagem:
Vamos ler primeiro em Atos 16:25 "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam."
O perseguidor se torna o perseguido. Paulo era o grande perseguidor da igreja, mas que teve um encontro com o Senhor Jesus quando estava a caminho de Damasco com cartas em suas mãos dando poder para perseguir os Cristãos em Damasco. Mas nesse caminho teve um encontro genuíno com o Senhor Jesus, e desde então passou a pregar a Palavra de Deus e de perseguidor, se tornou perseguido.
Nessa passagem em Atos 16:25 relata a primeira prisão de Paulo, que aconteceu em Filipos. Ele estava em sua segunda viagem missionária. Antes de chegar a Filipos, ele estava na cidade de Mísia com intenção de ir para pregar na Ásia, ao Norte. Mas foi impedido pelo Espírito Santo e tiveram que tomar outra direção, primeiramente para a cidade de Troade, onde o Espírito Santo lhe deu uma visão de onde realmente ele deveria seguir, que seria para Macedônia, especificamente a cidade de Filipos.
Muitas vezes pensamos em tomar uma direção, mas Deus nos mostra outro caminho. Não entendemos muitas vezes a direção, os impedimentos da nossa vida cristã, mas em tempo oportuno podemos perceber o perfeito plano de Deus para nossas vidas e para as vidas das pessoas ao nosso redor. Não temos que questionar, temos que obedecer. Paulo e Silas presenciaram grandes milagres, grandes livramentos, pois estavam no centro da vontade de Deus. Eles estavam em obediência. Deus tinha um plano emergencial na cidade de Filipos, e era necessário essa direção do Senhor.
Não existia sinagoga em Filipos, e Deus tinha um plano de formar uma igreja nesse local. O primeiro encontro que Paulo e Silas tiveram foi uma dos primeiros membros da igreja de Filipos, que foi Lídia. Que já servia a Deus, mas precisava de ser orientada pelo apóstolo, precisava ser discipulada, e a consequencia disso foi ela se batizar. Tinha escolhidos preciosos na cidade de Filipos que precisavam ser discipulados para que a igreja em Filipos fosse constituída. Logo após esse encontro com Lídia, Paulo repreendeu um demônio de advinhação de uma jovem que dava muito lucro aos seus senhores. Por causa da libertação dessa jovem houve uma perseguição contra Paulo e Silas, e com isso acabaram na prisão.
Por causa da obra de Deus nas nossas vidas passamos por perseguições, pessoas nos odeiam, somos expulsos de algum lugar, rejeitados e humilhados. Mas em tudo Deus tem um propósito. Esta tudo sobre o controle do Senhor. Nao devemos nos desesperar, pois esta tudo sob o controle do Senhor. Devemos seguir em frente sem medo do que possa acontecer, devemos fazer a nossa parte como ministros do evangelho. Talvez muitos de nós não teria expulsado os demônios daquela jovem com medo dos senhores dela. Tem muita gente deixando de pregar o evangelho com medo das circunstancias. Deus não lhe confiou um ministério para que você tenha medo ou covardia, pois Ele vai sempre te garantir livramento e vitória. Seja corajoso, faça o que tenha que fazer sem medo das circunstancias ou pessoas.
Atos 16:22-24
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
Além de serem presos, levaram muitos açoites. Imagina, que além de serem enviados para prisão, foram constrangidos com muitos açoites, tendo que ir para prisão sentindo muitas dores, e torturados. Paulo tinha a intenção de ir para Asia, mas por obediência ao Espírito Santo estava em Filipos agora, e presos em uma prisão amarrados ao tronco. Somente Deus poderia livra-los. Eles estavam no centro da vontade do Senhor, preocupado com as pessoas ao seu redor, fazendo a vontade do Senhor mas agora estavam sendo condenados, sentindo grandes dores por causa da obra do Senhor.
As circunstâncias muitas vezes são doloridas por causa da unção ou um missão na nossa vida, mas tudo tem um propósito perfeito de Deus para nossas vidas e para as pessoas ao nosso redor
"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." Atos 16:25
Diante dessa cena vemos um regozijo na dor. O que eles poderiam fazer nesse momento? Provavelmente eles estavam sem sono, e provavelmente por causa das dores e da posição como eles estavam presos. A palavra disse que eles murmuraram? A palavra disse que eles estavam cobrando de Deus? A palavra diz que eles estavam fofocando? A palavra diz que eles estavam com ódio? A palavra diz que eles estavam com desejo de desistir de tudo? Não! A Palavra de Deus não diz nada disso! A palavra relata que eles estavam se regozijando na dor, a palavra relata que eles estavam orando e louvando a Deus. Louvar a Deus é um ato de adoração, de agradecimento , de exaltação ao único que deve ser adorado. Como essa atitude nos ensina! Quantas circunstancias dolorosas passamos, mas passamos questionando a Deus, passamos irritados, passamos impacientes, passamos tristes, passamos murmurando. E creio que a maioria das nossas circunstâncias não se compara a dor desses homens, pois além das chicotadas, eles estavam em circunstâncias subhumanas. Sabe porque muitos de nós não presenciamos grandes milagres? Por causa da nossa reação na hora da dor. A nossa reação é que faz a diferença. Que reação você tem tido diante das circunstâncias contrárias que surgem na sua vida ministerial, na sua vida pessoal e profissional? Que reação?
Se reagir como Paulo e Silas, aguarde, que com certeza verá o grande milagre acontecer. Mas se reagir o contrário disso, como o povo de Israel no deserto, infelizmente ficará dando voltas no deserto. E cuidado para não morrer no deserto!
João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
I Co 6:4 - 10 "Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
I Pe 4:12-14 "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus."
Desse versículo tiro algumas importantes observações:
Eles sabiam que estavam sofrendo as aflições de Cristo. Eles tinham consciência desse fato. "Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo." 2Tm 2:3
Eles tinham certeza que estava tudo sob controle. Creio que eles já tinham ouvido os testemunhos dos apóstolos sobre os livramentos dos apóstolos. Em At 5:18, Deus enviou um anjo para livrar os apóstolos, e At. 12:4 Pedro foi libertado, as prisões se abriram. Então a única alternativa que eles tinham independente das circunstâncias seria confiar no Poder de Deus. Faça como Paulo e Silas e confie no Poder de Deus!
Na dor não há outra alternativa a não ser Louvar e Clamar a Deus
Eles tinham que dar testemunhos, pois tinha pessoas ouvindo eles, assim como diz a Palavra que os presos o ouviam, e creio que o carcereiro também ouvia. Se você chorar, lamentar, não será instrumento de testemunho, não será instrumento para evangelizar as pessoas.
Tinha outras pessoas na mesma situação. Não pense a sua prova é única na face da Terra. Tem pessoas passando por situações parecidas ou até piores. Mas Deus permite que essas pessoas veja a sua luta para que você faça a diferença. Faça a diferença na adversidade.
Eles estavam sendo provados por causa de outras situações que estavam por vir. Nós aprendemos muito nas circunstancias difíceis, elas geram perseverança, e com isso experiência. Nada acontece por acaso na nossa vida. Romanos 5:3-4 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança."
O perseguidor estava agora na prisão, por causa do evangelho (Paulo prendia os santos, veja em At. 26.10)
Paulo não estava na prisão sozinho, tinha Silas para lhe fazer companhia. Valorize as pessoas que Deus coloca na sua vida, pois diante de uma grande luta, Deus pode usar as pessoas para lhe fazer companhia diante de uma grande dificuldade, para louvar e orar contigo, e juntos verão o grande milagre de Deus. Não gaste tempo murmurando com os irmãos, ou lamentando, ou fofocando, ou subjugando as pessoas, mas louve e adore.
Apesar de dolorosa a situação eles passaram por pouco tempo naquela prisão. Quando o propósito do Senhor foi concluído, eles saíram na hora de Deus, e não na hora deles.
Agora gostaria de te lembrar da importância do Louvor e da Oração através dos versículos:
Louvor:
"Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamai entre os povos os seus feitos." Sl 9.11
"Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados." 2 Cr 20:22
Salmos 107:22 E ofereçam sacrifícios de louvor e relatem as suas obras com regozijo!
Oração:
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.
Deuteronômio 4:29 De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Isaías 55:6 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Mateus 7:8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.
Mateus 21:22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
Depois de ler todos esses versículos sobre louvor e oração você tem alguma dúvida de como você deve reagir diante de uma situação dolorosa? Se não tem duvida, então pratique para que possa ver o milagre.
Mas adiante, no versículo 26-27 de Atos 16, percebemos que houve um terremoto a ponto de abrir as portas da prisão. O terremoto normal que conhecemos abala as estruturas de uma construção a ponto de destruir, e não somente abrir portas. Mas o terremoto divino tem o momento e a maneira certa com o objetivo de libertar prisões e cadeias de nossa vida e da vida das pessoas ao nosso redor.
"De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido." Atos 16:26-27
Um terremoto aconteceu, as portas abriram, o CARCEREIRO acordou! Diante dessa situação, tiro outras conclusões, veja abaixo:
tinha que haver um terremoto. quando Pedro foi liberto em At 12.4, saiu em silêncio, mas dessa vez houve um terremoto. Não entendemos a maneira como Deus trabalha nas circunstância, mas não temos que entender, temos que glorificar! Oh Gloria!!!
Esse terremoto não era para libertar Paulo e Silas, mas sim aproximá-los do Carcereiro. Temos que estar atentos com os milagres, com as circunstancias que aparentemente surgem para nos beneficiar, mas que na realidade servem para nos aproximar de alguem que precisa de libertação. Isso me lembra, que uma vez o Senhor me direcionou para morar em Búzios. E o Senhor me disse que eu tinha que alugar uma casa que eu tinha visitado. Mas eu não queria morar naquela casa. Mas tinha um plano espiritual. A proprietária dessa casa estava desviada do evangelho há 10 anos, e o Senhor teve que me deslocar de Rio das Ostras para Búzios por causa dessa obra e outras que aconteceram depois. Ela não ia para igreja com ninguém, mas pela graça do Senhor Jesus na minha vida, ela gostava de ir comigo. E pouco tempo depois o Senhor me disse que eu tinha que sair. E a próxima casa foi da maneira como eu queria. E essa senhora pouco tempo depois voltou para Jesus para honra e gloria do nome do Senhor.
Esse terremoto tinha que acontecer, não para destruir o lugar, mas tinha que ser um terremoto, para gerar medo no Carcereiro. Deus não permitiu que o Carcereiro visse os presos que ali ainda estavam. Mas gerou um desespero na alma dele a ponto de achar que todos tinham fugido. E era regra, se houvesse algum fugitivo, o carcereiro tinha que pagar com a própria vida. Mas Deus não deixou essa vida escapar, e Jesus já morreu na cruz pela vida dele, e ali tinha um servo do Senhor para lhe pregar o evangelho.
O carcereiro tinha que ver o poder de Deus. Muitas circunstancias acontecem na nossa vida para que as pessoas na nossa volta vejam o tremendo estrondo do Poder de Deus.
Quem você imagina que nunca seria alcançado, foi alcançado pelo Poder da Palavra.
Tem outros comentários que eu tinha feito sobre a conversão do Carcereiro, mas gostaria de deixar aqui somente sobre a circunstancia e propósito da prisão de Paulo e Silas.
O terremoto abriu a cadeia, mas não para libertar Paulo e Silas, mas para libertar o carcereiro. E outra observação interessante, é que Paulo e Silas não fugiram logo quando as portas abriram. Talvez muitos de nós correríamos para fora. Mas eles estavam sendo direcionados pelo Espírito Santo a permanecerem ali. Não faça nada fora da direção de Deus, pois muitas circunstancias estão acontecendo na sua vida, não para você fugir dos problemas a sua volta, mas para que vidas sejam alcançadas através da sua vida. Não fuja, obedeça!
Logo após esse acontecimento, o Carcereiro aceitou o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, e ainda foi batizado, e levou a palavra para sua casa. O Carcereiro foi um dos primeiros membros da igreja de Filipos. Estava sendo construída a igreja de Filipos, uma igreja que tanto deu alegria ao apóstolo Paulo, pois é assim que Paulo se refere aos Filipenses quando estava na cadeia em Roma, com alegria.
E logo após tudo isso, Paulo foi honrado ao sair da prisão por uma questão de direito . At. 16.39
Assim como Paulo e Silas foram honrados, você será também honrado, para honra e gloria do nome do Senhor. Mas tudo vai depender da sua reação diante das aflições e vai depender da fé e da sua obediência.

- Louve
- Ore
- Obedeça
- Creia

Um forte abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário